Como identificar e evitar um golpe de intercâmbio? Descubra aqui!

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Muitos jovens têm o sonho de morar fora do Brasil para estudar ou trabalhar, mas precisam ficar atentos ao golpe de intercâmbio. Em alguns casos, pode acontecer de a pessoa ser enganada por uma empresa falsa, perdendo tempo e dinheiro, além de ter um sonho destruído.

No entanto, é possível evitar esse tipo de situação seguindo algumas dicas e prestando atenção. Dessa forma, fica mais fácil realizar algo que tanto deseja, sem ter que passar por uma dor de cabeça como essa.

Neste post, vamos falar sobre alguns golpes que podem acontecer e o que você deve fazer para evitá-los. Confira!

Quais são os golpes de intercâmbio mais comuns?

Infelizmente, nem sempre estamos livres de pessoas mal-intencionadas. Por isso, é preciso prestar muita atenção à empresa procurada para auxiliar e intermediar o seu intercâmbio. Vamos mostrar a seguir alguns tipos de golpes que são comuns de acontecerem com quem deseja morar um tempo fora do país.

Desvio do dinheiro

Uma das fraudes mais comuns que vemos nesse meio é quando a empresa recebe o dinheiro do aluno no Brasil, mas não paga a escola no país de destino. A agência de intercâmbio tem a responsabilidade de realizar esse pagamento e a matrícula do estudante, de acordo com o que foi firmado no contrato.

Além disso, é comum que uma pessoa receba o dinheiro com uma parte do valor ou ele completo para realizar os pagamentos dos processos de intercâmbio e sumir com essa quantia. Quando o estudante tentar entrar em contato com o responsável, percebe que não tem mais informações a respeito da empresa.

Declaração de falência

Pode acontecer também de a empresa entrar em falência durante o processo de organização da viagem. Isso pode fazer com que a pessoa perca o dinheiro que investiu para estudar fora do país.

Como evitar esses tipos de golpes?

Apesar de ser uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, é possível evitá-la ao seguir algumas dicas e prestar atenção em alguns detalhes. Vamos lhe explicar o que fazer para se prevenir desse tipo de situação.

Pesquisar bastante por empresas tradicionais do mercado

Uma boa maneira de evitar cair em um golpe é pesquisar as empresas mais tradicionais do mercado antes de fechar o seu intercâmbio com alguma. Através da internet, você pode procurar opiniões de outros estudantes a respeito daquela instituição, e se eles viveram alguma situação problemática durante o processo com a empresa.

Além disso, se você conhecer outras pessoas que já fizeram intercâmbio para o lugar que deseja ir, pode perguntar por qual empresa elas foram e se indicam. Dessa forma, você consegue ter uma ideia mais real de como é o processo e se ele funciona.

Ter um contrato com todas as cláusulas bem definidas

Algumas pessoas têm o péssimo hábito de assinar contratos sem ler tudo e isso pode ser muito perigoso. Você precisa ter certeza de todos os seus direitos e deveres de acordo com o que está escrito, para poder se resguardar, caso aconteça algum imprevisto.

No documento, você deve verificar algumas informações, como:

Contato Agências Intercâmbio WEST 1Powered by Rock Convert
  • os dados do programa que foi contratado;
  • se os valores estão de acordo com o que foi pago;
  • se precisará de visto, vacinas, seguro e algum outro item necessário para entrar no país escolhido.

Se discordar de qualquer informação no contrato, você deve questionar a agência de intercâmbio até entrarem em acordo total. Dessa forma, você tem mais segurança em relação à empresa e ao que foi acordado.

Buscar por indicações de pessoas que já fizeram intercâmbio e aprovaram a agência

Conversar com outras pessoas a respeito de um assunto como esse costuma nos trazer segurança. Quando ouvimos o depoimento de alguém que passou pelo que vamos passar e não teve nenhum problema, sabemos que as chances de tudo dar certo conosco são altas.

Até mesmo uma pessoa que fez um intercâmbio por uma agência e sofreu algum golpe pode ajudá-lo. Isso porque você saberá que é melhor não fechar negócio com aquela empresa, e ela pode dar algumas dicas do que fazer para não cair em uma furada.

Ainda, ter algum conhecido para dar dicas sobre o lugar aonde você vai pode ajudá-lo a organizar todo o processo de intercâmbio, até mesmo no início da sua nova vida em um país diferente.

Desconfiar de preços muito mais baixos que os de mercado

Aquela famosa frase que diz que “o barato pode sair caro” faz muito sentido. Normalmente, os preços entre agências de intercâmbio não costumam variar muito, já que as escolas ou universidades cobram um determinado valor pelos seus cursos, o visto é um gasto certo, etc.

Se você receber alguma oferta muito maior do que viu em outros lugares, desconfie. Os preços não são determinados pela agência, e sim pelas despesas que você vai ter durante a sua estadia fora do país.

Em alguns casos, as empresas conseguem algum desconto no valor do curso, por exemplo. No entanto, não é algo tão significativo que vá variar tanto o valor final da viagem. É preciso prestar muita atenção.

Além disso, é muito importante fazer orçamento em mais de um lugar, para saber se os valores são similares e, só depois, pesquisar mais para escolher a agência que você quer continuar com o processo.

Verificar o histórico da empresa

Além de pesquisar opiniões de outros estudantes na internet a respeito da agência, você pode verificar se ela é credenciada com a Belta (Brazilian Education and Language Association) ou com a Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagem). Essas duas instituições são responsáveis por quase todas as empresas da área de intercâmbio.

Isso vai ajudar você a saber se elas são realmente confiáveis e reconhecidas pelo que oferecem dentro da área em que atuam. Por isso, não se esqueça de verificar essas informações.

Infelizmente, ninguém está livre de sofrer um golpe de intercâmbio. No entanto, ao seguir as dicas deste post, você pode evitar esse tipo de transtorno, além de não perder dinheiro. Assim, você vai ser capaz de encontrar uma empresa que seja séria e que ajude você a realizar o seu grande sonho, para se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Agora que você já sabe como evitar um golpe de intercâmbio, entre em contato com a gente para saber mais sobre uma empresa respeitada e de confiança!

Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário