Saiba como proceder para renovar o seu visto australiano
Muitos estudantes se veem diante de um dilema: voltar ao Brasil ou renovar visto australiano? É claro que há uma série de regras e leis, então nem sempre essa prorrogação do seu tempo no exterior será permitida, mas tudo é questão de se informar.
Há aqueles que partem para um simples curso de inglês convencional e se sentem atraídos pelas possibilidades de realizar MBA ou uma graduação no país. Há também pessoas que viajam a turismo e decidem estudar.
Como sabemos que se trata de um assunto que gera muitas dúvidas entre os intercambistas, preparamos este artigo com toda a informação que você precisa sobre a renovação do visto australiano.
Em quais situações a renovação do visto australiano se faz necessária?
Além das situações que citamos acima, também há estudantes que adquirem o primeiro visto no Brasil, antes de embarcar. Pode ser que a conclusão dos estudos demande mais um tempo no país. É aí que a renovação se faz necessária para permanecer legalizado.
Se você for à Austrália a turismo e se interessar por um curso com duração superior a três meses, não é necessário voltar ao Brasil para tirar o visto e embarcar novamente. Nesse caso, deve-se trocar o tipo de visto para poder fazer o curso.
Quais são os pré-requisitos para aplicar?
Além do passaporte e de um visto prévio, ainda que seja de turista, é necessário que o intercambista já esteja matriculado em um curso. Essa seria a principal justificativa para a renovação do visto.
Em alguns casos, pode ser exigida a cópia de um cartão de crédito válido e alguns exames médicos, caso eles tenham passado da validade de um ano. Entretanto, uma dica básica é que a aplicação para o novo visto seja feita ainda antes do vencimento do atual.
Quais são as opções de curso para quem deseja a renovação?
Para continuar na Austrália, o intercambista precisa estar matriculado no VET (curso técnico), faculdade, pós-graduação ou MBA. No caso da faculdade, é preciso atingir a nota mínima no IELTS (exame de proficiência na língua inglesa), que gira em torno de 5.5, mas varia de acordo com cada universidade.
Para a pós ou MBA, também mostra-se necessário alcançar a nota mínima no IELTS, além de comprovar a conclusão em uma graduação. Em relação ao VET, o estudante precisa ter concluído o ensino médio e contar com um diploma de inglês no nível upper intermediate.
Quais são os cursos mais escolhidos?
Atualmente, o VET revela-se como uma das melhores opções para quem deseja renovar o visto na Austrália. Afinal, as graduações e pós-graduações nas universidades australianas têm um alto custo, então nem todos os intercambistas podem arcar com esses cursos financeiramente.
Vale lembrar que o visto australiano de estudante permite que o intercambista trabalhe apenas 20h semanais, portanto, são os poucos casos em que se torna possível juntar a quantia suficiente para ingressar na faculdade. Dessa forma, o curso técnico pode apresentar o melhor custo-benefício.
Quais são as áreas disponíveis no VET?
Para quem decidir fazer o VET, saiba que existem diferentes áreas para serem estudadas, mas Leadership and Management, Business e Marketing lideram o ranking de cursos mais procurados. Além desses tipos, o intercambista pode optar por outros setores, como TI, gastronomia, Child Care, massagem, educação física e dança.
Na hora de escolher a área para cursar no VET, é importante levar os gostos e interesses pessoais em conta, já que o aluno fica aproximadamente um ano estudando. Por isso, selecione o curso que seja compatível com você.
Como proceder para fazer essa renovação?
Após selecionar o curso que deseja fazer, é importante escolher também a escola. Para renovar o visto, você precisa saber claramente o motivo. Portanto, escolher o curso e determinar onde vai estudar é fundamental.
Em seguida, vale a pena procurar uma agência de intercâmbios e conversar com um consultor especializado, que fornecerá as informações necessárias. Ele também poderá dar dicas de qual curso escolher de acordo com seus objetivos.
Entenda que algumas escolas demandam um nível prévio no idioma ou algum curso anterior. Esse é um fator que também deve ser observado antes de solicitar a renovação. Afinal, antes de mais nada, é importante que você seja aceito pela instituição para dar entrada na renovação do visto australiano.
Assim que for aprovado pela escola, você receberá uma carta de oferta com todos os detalhes do curso. Para confirmar a matrícula, será necessário pagar os valores iniciais. É com essa confirmação que você poderá dar entrada no pedido de renovação do visto.
Em seguida, escreva uma carta de intenção e apresente-a na imigração australiana com esse comprovante de matrícula. Pode ser que mais alguns documentos sejam solicitados. Há casos em que é necessário apresentar também um extrato bancário para comprovar que você tem fundos suficientes para se manter pelo período que deseja permanecer no país.
Comprovações de empregos, graduações superiores e seguro-saúde obrigatório também podem entrar na lista. O importante é providenciar toda a documentação requerida e comparecer à imigração para aplicar.
Qual é o valor da renovação?
O valor de renovação do visto australiano é o mesmo do primeiro visto:
- AUD 620 para o estudante principal;
- AUD 460 por dependente maior de 18 anos que estiver incluso na aplicação;
- AUD 140 por dependente menor de 18 anos que estiver incluso na aplicação.
A partir da segunda renovação de visto que for realizada na Austrália, a imigração vai cobrar uma taxa de AUD 700 por aplicante.
Resumidamente, falando em valores, você vai precisar arcar, nesse primeiro momento, com 25% do valor do curso, mais o valor do visto e o do seguro obrigatório OSHC. Normalmente, o parcelamento é feito em 3 vezes iguais a cada 6 semanas de curso.
Entretanto, esse parcelamento pode ser negociado diretamente com a escola: existem algumas que aceitam AUD 1.000 de entrada e parcelam o restante do valor a cada 4 semanas de curso. Convém conversar.
Qual é o tempo de processamento do visto australiano?
Segundo o Departamento de Imigração da Austrália, o visto australiano leva aproximadamente 40 dias para ser processado. Por isso, recomenda-se que o intercambista dê entrada na renovação com, pelo menos, dois meses de antecedência em relação ao início do curso escolhido.
O que acontece se o visto for negado?
De acordo com a causa do visto australiano negado e a critério da Embaixada, o intercambista precisa esperar um tempo para realizar uma nova aplicação, cujo prazo gira em torno de seis meses. A taxa do visto não é reembolsável, mas, nesse caso, o estudante pode conseguir um reembolso do curso escolhido diretamente com a escola.
Dessa forma, a renovação do visto australiano pode dar um pouco de dor de cabeça. Para que nada impeça a aprovação, recomenda-se realizar todo o processo com o auxílio de uma agência de intercâmbios, para que ela possa fornecer toda a orientação necessária.
Como uma agência de intercâmbios pode ajudar?
Sempre dizemos que há casos nos quais contratar uma agência de intercâmbios é fundamental. Não que você não consiga renovar o visto por si mesmo, mas certamente o processo se tornará mais fácil se você contar com profissionais especializados para ajudá-lo.
Uma agência como a WEST 1, por exemplo, sabe exatamente como funciona cada etapa do processo e poderá orientar o estudante da melhor forma para que consiga obter sua renovação de visto com sucesso. O parcelamento do curso também pode ser negociado nesses casos.
A orientação adequada na escolha do curso e da instituição, a providência dos documentos necessários e, principalmente, a preparação da carta de intenção são itens oferecidos por essas empresas.
Em outras palavras, a empresa especializada em intercâmbios é a instituição mais indicada para ajudá-lo na preparação, de modo que a sua aplicação para renovação do visto australiano seja deferida.Há mais alguma dica para quem deseja renovar o visto australiano?
Para isso, temos basicamente duas dicas muito importantes:
- Após falar com o consultor educacional, siga os seus conselhos. Entenda que as pessoas especializadas na área são conhecedoras e experientes no assunto. Muitos estudantes se acham autossuficientes ou acabam seguindo conselhos de amigos e parentes na hora da renovação. Isso pode prejudicar o processo, já que informações passadas por pessoas que não são profissionais no assunto podem até vir carregadas de boas intenções, mas nem sempre estão corretas;
- Na hora de escrever a carta de intenção a ser apresentada na imigração australiana, seja o mais sincero e transparente possível. Todos os pontos que você citar nesse documento serão realmente averiguados e qualquer irregularidade ou informação ocultada que for encontrada pode tornar o seu pedido indeferido. Nessas horas, escrever “com o coração” e com a ajuda de um consultor especializado é a melhor maneira de aumentar suas chances de lograr êxito no pedido do visto.
Percebeu como renovar o visto australiano exige algumas burocracias, mas, ao mesmo tempo, é mais simples do que costumamos pensar? Por isso, é importante entender cada detalhe desse processo e aplicar a renovação com muita cautela. Após a aplicação e — se tudo der certo! — a aprovação, não esqueça de continuar seguindo as regras do visto australiano. Afinal, você não quer repetir a mesma história que a Patrícia. Vem conferir o sufoco que ela passou por não seguir as regras à risca.
Percebeu como renovar visto australiano exige algumas burocracias, mas, ao mesmo tempo, é mais simples do que costumamos pensar? Mas se você ainda possui dúvidas vai a dica desse video incrível sobre o assunto que a WEST 1 TV produziu:
Gostaria de mais informações? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores.
Artigos Relacionados
1 Comentário
Olá. Gostaria de saber se vocês tem agência aqui em Sydney.
Quero renovar o visto em dezembro e já quero saber o que precisa ser feito para isso ocorrer, qual curso fechar e etc.