Tire algumas dúvidas sobre a validação do diploma internacional!
Você sonha em obter um diploma internacional, mas se apavora quando o assunto é a validação do documento? Saiba que o temor da burocracia atinge praticamente todos os brasileiros que pensam em estudar em outro país. Mas esse não deve ser um motivo para que você deixe de concretizar seus sonhos no exterior.
Para tranquilizar você, preparamos um conteúdo especial que responderá algumas dúvidas sobre validação do diploma internacional no Brasil. Não deixe de acompanhar o post a seguir até o final!
Como ocorre a validação do diploma internacional?
O procedimento é destinado aos cursos de graduação e acontece com o objetivo de tornar o diploma internacional válido em todo o território brasileiro. Dessa maneira, será possível exercer sua profissão no país de forma regularizada, sem que hajam quaisquer problemas no futuro.
Antigamente, a validação era custosa, chegando a demorar cerca de três anos para ser concluída. Hoje, os trâmites são bem mais descomplicados. O Portal Carolina Bori reúne diversas orientações para requerimentos de diplomas estrangeiros. Por meio dele, é possível dar entrada nos pedidos — seja para cursos de graduação ou pós-graduação — e verificar outras informações, como a lista de documentos requeridos.
É possível efetuar a validação por tramitação normal ou tramitação simplificada. A diferença entre as duas maneiras consiste no tipo de verificação dos documentos que atestam a veracidade do diploma. As taxas para realizar os procedimentos giram em torno de R$ 500 a R$ 3.000 — de acordo com a instituição escolhida.
Para quais tipos de curso a validação é necessária?
Como dissemos, a validação é destinada somente aos programas de graduação realizados no exterior. O processo é efetuado por universidades públicas (estaduais, federais e municipais) que oferecem o curso em questão na mesma área e no mesmo nível.
Já os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado passam pelo processo de reconhecimento — também realizado por instituições públicas e ainda particulares. Em ambos os casos, a resposta da solicitação chega, obrigatoriamente, em até 180 dias.
Qual o peso de um diploma internacional no país?
A formação internacional é bastante valorizada pelo mercado de trabalho brasileiro e pode ser uma vantagem competitiva para que você conquiste o emprego que deseja. Afinal, com um diploma internacional, você sinalizará às empresas que está à frente de outros candidatos, pois terá, teoricamente, uma qualificação muito mais abrangente.
Além disso, com experiências internacionais em sua bagagem, você terá uma nova visão do mundo. Será possível vivenciar outras culturas, aperfeiçoar ou adquirir um novo idioma, conquistar novas habilidades e competências e, claro, amadurecer profissional e pessoalmente.
Pronto! Você já conhece pontos importantes para efetuar a validação do seu diploma internacional. Viu como o procedimento está muito mais simples e, principalmente, ágil?
Esperamos que o post tenha sanado seus principais questionamentos sobre assunto e que não hajam mais empecilhos para investir nos estudos no exterior, mas se você ainda tiver dúvidas fica abaixo um video incrível da WEST 1 TV sobre o assunto.
Agora que você já sabe mais sobre a validação do diploma internacional, o que acha de compartilhar este texto em suas redes sociais? Dessa forma, você ajudará um amigo que precisa de mais informações!
Artigos Relacionados
0 Comentários