Trabalho fora do país: Isabela Santiago conta sua experiência em Adelaide

Mesmo com um emprego maneiro e uma casa superbacana, você já sentiu que falta alguma coisa? Ou talvez que exista algo incrível mundo afora que precisa ser visto e experienciado por você? Talvez oportunidades legais apareçam, mas falemos a real: elas não são capazes de aliviar essa sua ânsia por conhecer lugares diferentes.

Com a Isabela Santiago foi assim. Tudo começou com uma “coceirinha”, uma vontadezinha de abraçar o novo que cresceu bastante — e que a fez passar muitas horas navegando pela web à procura de países para aterrissar.

E ela achou. Depois de um tempinho avaliando possibilidades, tomou coragem e definiu seu destino com a ajuda da WEST 1: Adelaide, na Austrália. A partir daí, os planos estavam traçados e as coisas começaram a acontecer. Ela iniciou seus estudos, encontrou um trabalho fora do país e agarrou as oportunidades que verdadeiramente sempre quis.

Quer saber como essa história termina? Então, acompanhe o post a seguir!

O começo de tudo

Em abril de 2016, a “coceirinha” da Isabela alastrou-se. Nesse período, na cidade de Porto Alegre, ela iniciou de fato sua busca pelo intercâmbio ideal. De cara, ela já considerou contratar uma agência para ajudá-la. “Não foi uma questão de contratar ou não uma agência de intercâmbio. Era uma questão de saber qual seria escolhida”, diz.

Até aquele momento, tudo o que ela sabia era que desejava estudar na Austrália — não havia escolhido o curso ou a universidade, mas já tinha a “terra dos cangurus” em mente. E então a busca por uma agência começou. Ela reuniu-se com representantes de outras empresas, mas foi a WEST 1 que ganhou sua atenção.

“A conversa, que estava marcada para durar entre 30 e 40 minutos, aconteceu por mais de duas horas”, conta a jovem. O primeiro encontro com nosso especialista foi muito proveitoso e decisivo para ela.

Com muito suporte desde o começo de sua jornada — e um contato que permanece até os dias atuais — ela decidiu-se pela cidade de Adelaide, optou por um bacharelado e partiu para a próxima etapa: a conquista de um trabalho fora do país.

“A WEST 1 soube ouvir quais eram os meus planos e a intenção de vir para a Austrália. Tive a grande sorte de encontrar um agente educacional disposto a me apresentar opções de acordo com o meu perfil, desconsiderando a venda de um pacote padrão”, complementa Isabela.

As vantagens do trabalho no exterior no currículo

Um trabalho fora do país traz inúmeras vantagens para a carreira de qualquer pessoa. Saiba que essa experiência é única — e além disso, capaz de engrandecer a sua bagagem cultural, lhe proporcionar novas vivências e amadurecimento profissional e também pessoal.

A Isabela Santiago sempre soube muito bem disso. Por esse motivo, não perdeu tempo e buscou novas chances no mercado de trabalho assim que aterrissou na Austrália.

“Quando cheguei em Adelaide, comecei a procurar trabalho na área de Hospitality. Logo na primeira entrevista, que rolou duas semanas após a minha chegada, já consegui a vaga para atuar no setor de eventos. Percebi que, depois da primeira oportunidade na cidade, as portas se abriram”, fala a jovem.

Legal, não é? Assim como ela, você também pode beneficiar-se consideravelmente com a vivência internacional. Ter contato com diferentes tradições, aprender (ou aperfeiçoar) novas linguagens e lidar com pessoas de distintas orientações profissionais. Com isso, adquirirá flexibilidade para atuar em qualquer mercado de trabalho do mundo.

Ao conquistar um trabalho fora do país, haverá estímulo o suficiente para que você aprenda a aceitar, abraçar e conviver facilmente com as diferenças. Saiba que você obterá ganhos curriculares valiosos para enfrentar qualquer desafio profissional e, ademais, expandirá consideravelmente sua rede de relacionamentos.

“Hoje atuo como Gerente de Desenvolvimento de Negócios, e essa oportunidade tem contribuído muito para ampliar o meu networking na cidade”, conta Isabela, que já está em Adelaide desde fevereiro de 2017.

O trabalho para brasileiros na Austrália

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a experiência da Isabela Santiago, chegou o momento de lhe mostrarmos como é o trabalho para brasileiros na Austrália. De maneira geral, o país atrai diversas pessoas, pois, no aspecto econômico, demonstra muita solidez — há quem estude, trabalhe e até empreenda por lá.

Se você deseja conquistar um emprego em qualquer cidade da Austrália, pode tranquilizar-se: há muitos campos para atuar. Destacamos os principais a seguir. Veja:

  • saúde: é um dos setores que mais cresce no país. Você vai encontrar oportunidades para atuar com enfermagem, assistência social e acompanhamento de idosos e pessoas com deficiência;
  • educação: o país valoriza bastante profissionais dessa área. Há vagas para trabalhar com educação infantil e ainda com estudantes com necessidades especiais;
  • engenharia: há uma demanda relevante para profissionais dos setores de produção, mecânico, elétrico e civil;
  • arquitetura: os arquitetos são super-requisitados no país e conquistam bons salários — os ganhos individuais giram em torno de 76 mil dólares anualmente;
  • tecnologia da informação: assim como no Brasil, o setor expande-se em terras australianas e as oportunidades despontam consideravelmente.

Os principais desafios e aprendizados da experiência internacional

Depois de conhecer um pouco sobre o mercado profissional australiano, você provavelmente quer saber a real: quais são os principais desafios enfrentados durante um trabalho fora do país? Para a Isabela Santiago, a experiência na Austrália foi consideravelmente tranquila.

“Todo o processo em Adelaide foi excelente. As pessoas na cidade são extremamente amigáveis e sempre dispostas a ajudar”, revela.

E não é difícil de acreditar nisso — afinal, os australianos são conhecidos por seu jeitinho “easygoing”, ou seja, maleável. É muito fácil enturmar-se entre eles, sabia? O povo, de maneira geral, é bastante educado, solícito e tranquilo. Parece bom demais para ser verdade, não é?

Mas é isso mesmo! E quem visita as terras australianas percebe rapidamente uma harmonia inconfundível no país. O clima é convidativo, acolhedor e as pessoas estão abertas à diversidade. Não existem fatores excludentes para um relacionamento de igual para igual — lá você é reconhecido por sua essência em primeiro lugar.

Pode acreditar: na Austrália, você vai conhecer pessoas extraordinárias. “As pessoas de Adelaide são extremamente generosas e transparentes. Isso tem sido uma experiência incrível”, relata Isabela.

Como você pode ver, essa história, na verdade, não termina. A Isabela Santiago permanece aproveitando um dos capítulos mais especiais de sua vida — repleto de oportunidades e de pessoas bondosas pelo caminho. Definitivamente, apostar em um trabalho fora do país foi um baita investimento para ela, não é verdade?

E aí, gostou desta história? Se você sonha em viver uma parecida e, assim como a Isabela Santiago, tem uma “coceirinha” que não lhe dá sossego, entre em contato com a WEST 1 agora! Nossos especialistas estão prontos para apresentar as melhores alternativas para você viver experiências memoráveis no exterior. Conte com a gente!

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This