Custo de vida no Canadá? Tudo o que você precisa saber!
Uma dúvida muito comum entre intercambistas diz respeito ao custo de vida no Canadá. Especialmente quando estamos planejando uma viagem, é normal que esse tipo de questionamento apareça em relação às nossas opções de destino. Devido à sua fama de ter uma alta qualidade de vida, o país vem se tornando um dos preferidos de quem decide passar uma temporada no exterior.
Localizado na América, o Canadá ocupa 42% da porção norte do continente, sendo considerado o segundo maior país do mundo (a Rússia é o primeiro). Ele faz fronteira apenas com os Estados Unidos e tem como principais idiomas o inglês e o francês. Entre as principais cidades da parte inglesa estão Toronto e Vancouver.
Conhecer esse país também traz consigo alguns encargos. Estudar e manter-se por um período no Canadá demanda uma pesquisa prévia sobre qual é o valor médio necessário para arcar com os custos da viagem.
Se você acredita que um intercâmbio por lá seria uma experiência incrível, continue a leitura deste post. Preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre o custo de vida no Canadá. Acompanhe!
Quais são os principais tipos de moradia e seus custos?
Há diversas opções de acomodação para intercambistas. Viver em uma homestay no Canadá sai em média CAD$ 850 mensais. Nesse caso, você é responsável por manter a sua acomodação limpa e organizada.
Há estudantes, no entanto, que preferem ter mais privacidade, optando por alugar apartamentos individuais. Nesse caso, o valor do aluguel de um apartamento fica em torno de CAD$ 1.500 mensais. No país não existe despesa de condomínio, porque ela é incluída no valor do aluguel.
Para aqueles que não veem problemas em dividir um imóvel com outras pessoas, esse valor cai novamente para CAD$ 800, bem parecido com o de uma homestay. Entretanto, é importante lembrar que, nesse caso, não há refeições incluídas, ficando o estudante responsável por fazer suas próprias compras no supermercado e preparar sua comida.
Dividir apartamento com outras pessoas é uma prática muito comum no país, já que arcar com todas as despesas sozinho pode ser difícil para muitos. Além disso, é possível obter uma certa privacidade, alugando quartos separados em um mesmo apartamento.
Qual é o custo médio de moradia, transporte e lazer em cada cidade?
Para saber o custo médio de alguns itens no Canadá, é importante lembrar que isso varia de acordo com o padrão de vida adotado. Saiba que supermercado e aluguel são os itens mais “pesados” no orçamento de uma pessoa que mora lá, por isso, são as que mais impactam no custo de vida. Se você precisar economizar, prefira morar em lugares mais afastados do centro e procure opções de supermercado mais baratas.
No tópico acima, falamos apenas em valores gerais em todo o país, mas pode ser que você esteja se perguntando quanto será o gasto com itens de primeira necessidade em cada cidade. É por isso que convém citarmos as médias de algumas delas.
Para quem optar por usar o transporte público durante o intercâmbio, é importante adquirir o ticket. Se você pensar em economizar a quantia de uma passagem e entrar em um ônibus ou metrô sem ter pago, pode ser pego por agentes que circulam para inspecionar. Dessa forma, é preciso ter um comprovante sempre em mãos para não ter problemas.
Toronto
Por ser uma cidade muito populosa, Toronto tem um dos custos de vida mais elevados do país. Um apartamento individual bem localizado custa entre CAD$ 1.500 e CAD$ 2.200 mensais. As contas de água e luz ficariam em torno de CAD$ 153, com mais CAD$ 65 em internet e CAD$ 0,38 por minuto em telefonia. No entanto, precisamos calcular um valor um pouco maior para o celular.
Apesar de haver Wi-Fi na maioria dos lugares no país todo, como cafeterias, escolas, bares e até terminais de ônibus e metrô, estamos o tempo todo sujeitos a imprevistos, e é importante conseguir se comunicar nas ruas.
O transporte público custa CAD$ 3,25 a passagem, mas é possível aderir ao plano mensal no valor de CAD$ 146 com viagens ilimitadas.
Os gastos com entretenimento podem variar de acordo com o tipo de passeio. Para quem gosta de visitar pontos turísticos, o valor desembolsado para uma saída é, em média, CAD$ 30. No entanto, aqueles que gostam de ir a um bar ou restaurante tomar uma cervejinha desembolsam um valor de CAD$ 80. O ingresso para o cinema custa CAD$ 14,95. Já os parques da cidade permitem que seja possível fazer passeios sem gastar dinheiro.
Podemos considerar que a média para morar e pagar as principais contas na cidade fica em torno de CAD$ 1.800 a CAD$ 2.500 por mês. Isso varia de acordo com o tipo de acomodação escolhida, que pode ser desde homestays até apartamentos divididos em locais mais afastados do centro — o que tende a baratear, apesar de ser importante considerar o valor que será gasto em transporte.
Fora isso, o estudante gastará cerca de R$ 4.000,00 em documentação, como passaporte, visto, permissão para estudos, passagens aéreas, entre outros. Soma-se também o valor pago à escola pelo curso de inglês escolhido.
Vancouver
O aluguel na cidade costuma ficar entre CAD$ 1.500 e CAD$ 2.300. Entretanto, há as opções de homestay e locais compartilhados, que podem baixar esses custos em até CAD$ 1.000 mensais. As contas de água e luz podem chegar a CAD$ 160, e o estudante ainda gasta cerca de CAD$ 76 mensais com internet e CAD$ 0,44 por minuto em telefonia.
A tarifa de ônibus está entre CAD$ 2,50 e CAD$ 3, e os passes mensais ficam entre CAD$ 93 e CAD$ 128. O valor varia de acordo com as áreas circuladas, já que Vancouver apresenta um sistema de zonas. Para estudantes, o valor do transporte mensal fica em torno de CAD$ 53, podendo acessar todas as zonas da cidade. Um ingresso de cinema na cidade custa de CAD$ 12 a CAD$ 16.
Ottawa
O aluguel na cidade fica entre CAD$ 1.000 e CAD$ 1.600. As contas básicas variam entre CAD$ 80 e CAD$ 228. Os serviços de internet ficam entre CAD$ 58 e CAD$ 90, enquanto o minuto em telefonia está em torno de CAD$ 0,27. A passagem de transporte público fica em CAD$ 3,50. No entanto, se você utiliza com muita frequência, o passe mensal pode ser obtido por CAD$ 116.
Vale a pena fazer as contas para descobrir se é melhor pagar mensalmente ou a cada viagem. Se você usá-lo mais de 33 vezes no mês, por exemplo, opte pelo passe. O ingresso do cinema está na faixa dos CAD$ 13. Com isso a soma de gastos mensais na cidade pode chegar a CAD$ 2.200.
Victoria
Os preços por moradia em Victoria variam muito porque cada proprietário cobra o que quer de quem vai alugar. Por isso, é interessante procurar bem em vez de fechar logo de cara um lugar para morar.
Por se tratar de uma cidade universitária, os custos de aluguéis variam de acordo com o início das aulas — quanto maior é a procura, maiores são os preços. O valor de um apartamento no centro da cidade pode variar entre CAD$ 1.400 e CAD$ 1.600 mensais.
Para ter o direito a uma linha telefônica com chamadas locais ilimitadas, é preciso desembolsar uma quantia entre CAD$ 40 e CAD$ 50. É importante lembrar que, no Canadá, ao receber uma ligação você também é cobrado. A internet na cidade custa cerca de CAD$ 45.
Os gastos na cidade com transporte são de CAD$ 85. Dessa forma, as despesas gerais na cidade com aluguel, ônibus, supermercado, academia e internet podem ficar entre CAD$ 2.500 e CAD$ 3.100.
Montreal
Montreal é uma cidade que apresenta um custo de vida relativamente mais baixo do que outras como Toronto e Vancouver. Os valores de aluguel variam entre CAD$ 800 e CAD$ 1.100 por mês em um apartamento no centro com um quarto. Lembre-se que quanto mais afastado do centro o apartamento for, menor será o preço. O transporte público mensal é CAD$ 82, mas existe o passe único de CAD$ 3,25.
Na cidade é possível encontrar planos de internet que variam de CAD$ 50 a CAD$ 90. A telefonia móvel apresenta uma média de custo de CAD$ 0,33 por minuto em ligações locais.
Os gastos na cidade com aluguel, transporte e supermercado podem chegar a CAD$ 1.400. O lado bom de Montreal é que a cidade tem muitas opções de lazer gratuitas em todas as estações do ano. Também existem opções para se divertir gastando pouco, como cinema, boliche e museus.
Calgary
Calgary é uma cidade que tem a economia sustentada pela venda de petróleo e também é uma ótima opção no Canadá para quem procura um lugar com um custo de vida mais baixo. O transporte público mensal é o que pode ser considerado mais caro em relação aos outros lugares do Canadá, já que custa CAD$ 103. Os gastos médios com telefonia e internet em Calgary chegam a CAD$ 75.
A soma dos gastos varia entre CAD$ 1.500 e CAD$ 1.800, considerando o aluguel de apartamento no centro de Calgary, transporte público, lazer e academia. Lá os valores de produtos e serviços são mais baixos que em Toronto e Vancouver, por exemplo, porque não é cobrada a taxa provincial, apenas a federal.
Qual é o custo médio com alimentação?
A alimentação durante o intercâmbio varia de cidade para cidade e de acordo com a forma que é feita. Muita gente está acostumada a comer fora, seja pela comodidade, seja por gostar de experimentar comidas diferentes. No entanto, fazer a própria comida em casa pode diminuir bastante os custos de um intercâmbio.
Quem opta por ficar em casas de família, dependendo de como for o contrato, pode contar com uma ou duas refeições incluídas — que devem ser servidas por quem está hospedando o intercambista. No entanto, aqueles que preferem alugar o próprio apartamento ou ficar em uma homestay podem fazer as compras no supermercado e preparar a própria comida.
Os gastos com supermercado (assim como grande parte das outras despesas) é diferente em cada lugar. Em Montreal, por exemplo, as compras de alimentos ficam entre CAD$ 200 e CAD$ 300 por pessoa, que é mais ou menos a média em Ottawa também. Já em cidades como Victoria, Vancouver e Toronto, os gastos no supermercado podem chegar até CAD$ 500. Se você vai fazer um intercâmbio para alguma dessas cidades, vale a pena pesquisar para ver se existe algum lugar que o preço seja mais acessível.
Para quem tem pouco tempo durante a semana, uma dica importante é: prepare várias marmitas no domingo ou em algum dia mais livre que tiver, congele e vá tirando no dia anterior à noite para poder se alimentar. Preparar lanchinhos práticos também é uma ótima opção.
Essas refeições intermediárias impedem que surjam gastos com lanchonetes e cafés. Esses gastos parecem pequenos na hora, mas no fim do mês podem somar um montante assustador.
Como verificar esses custos de vida no Canadá antes de embarcar?
Antes de escolher o Canadá como destino e em qual cidade passará a sua temporada de estudos, é importante conhecer bem o custo de vida de cada uma das suas opções. Um intercâmbio exige planejamento prévio: é necessário ter a certeza de que será possível manter-se em um país estrangeiro pelos meses de duração do curso e ter uma reserva caso haja algum imprevisto.
Para fazer uma pesquisa mais precisa você pode entrar em contato com uma agência especializada em intercâmbios. Nem sempre uma simples pesquisa na internet permite o acesso a todas as informações necessárias. Já uma agência conta com uma gama de profissionais qualificados, que têm experiência e conhecimento no tema.
Como vimos, o custo de vida no Canadá não é dos mais baixos. Entretanto, o país oferece diversas vantagens, como uma excelente qualidade de vida e de educação, que farão com que seu intercâmbio seja uma experiência rica e inesquecível. Analisando detalhadamente os diversos custos e cidades, você poderá tomar a melhor decisão e tirar pleno proveito da sua viagem.
Gostou de saber mais sobre o custo de vida no Canadá? Então, entre em contato com a WEST 1 para saber mais detalhes sobre o intercâmbio!
Artigos Relacionados
1 Comentário
Estou supee animada para chegar na Europa e aprender inglês…