O que esperar dos primeiros dias do seu intercâmbio?

Primeiro dia do Intercâmbio
8 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Todas as novidades do primeiro dia do intercâmbio deixam qualquer um com frio na barriga. Não é só o fato de estar em um novo país, mas muitas vezes esse país fica do outro lado do mundo. É uma língua diferente, pessoas desconhecidas, nova escola, novos amigos, uma nova cultura. 

Tudo isso gera muita expectativa e ansiedade nos estudantes que desde o início do planejamento já sonham com os primeiros dias do intercâmbio no novo país. 

Para ajudar você a acalmar a ansiedade com esse mundo novo, nós produzimos esse blog post com algumas sugestões para que você saiba o que esperar do primeiro dia do seu intercâmbio

1 – Cuidado com as expectativas

Antes de mais nada é importante dizer que saber lidar com as suas expectativas é muito importante para que você possa aproveitar por completo toda a experiência de um intercâmbio, uma vez que quando as expectativas não são atendidas você poderá se frustrar e comprometer toda a beleza dessa experiência incrível

Fazer um intercâmbio em muitos momentos não será como você sonhou ou imaginou e é exatamente na imprevisibilidade dessa experiência que está a riqueza de um intercâmbio. Se abra e aproveite todas as situações novas e inesperadas que você irá vivenciar.  

2 – Tenha tudo sempre à mão

Antes do embarque, a WEST 1 oferece um briefing com todos os detalhes que você deve se atentar antes do embarque e da sua chegada no destino. Todavia, é muito importante ter todos os detalhes a mão para quando você chegar no país que irá estudar e assim evitar imprevistos. 

Uma boa prática é anotar em um papel (é importante que seja um papel já que a bateria do celular pode acabar!), o telefone da empresa de traslado que você contratou, o número de emergência da sua unidade WEST 1 para qualquer eventualidade e o endereço da sua acomodação. 

Ao chegar no aeroporto um profissional da empresa contratada estará no ponto de encontro, previamente combinado, com uma plaquinha com o seu nome para te receber. Outra ótima prática é pesquisar quais são as rotas de transporte público entre o aeroporto e a sua acomodação. 

Ao chegar na sua acomodação um dos seus futuros flatmates irá te receber, mostrar a casa, explicar todas as regras de convivência, e mostrar o seu quarto e uma visão geral de algumas das coisas que você tem na região como supermercados, linhas de ônibus e etc.

3 – Aproveite o primeiro dia do intercâmbio para se situar

Aproveite o primeiro dia no país que você irá estudar para descansar e se organizar. Você terá muito tempo para conhecer o lugar. Desfaça as suas malas, analise com calma as regras da casa, se apresente e conheça melhor os seus flatmates. 

Se sobrar um tempinho dê uma volta na vizinhança para descobrir o mercado mais próximo, o ponto de ônibus, as lojas da região e absorver um pouco essa sensação de estar em um outro país

Nos primeiros dias a unidade local WEST 1 irá realizar uma sessão de Welcome com você, mas você pode aproveitar o período antes do início das aulas para pesquisar qual o melhor ônibus ou trem para o trajeto até a escola, os horários das linhas e o tempo do percurso. 

O Google Maps será um grande aliado durante o seu período de intercâmbio, por isso explore o software, aprenda a usá-lo! Muitas cidades também possuem um aplicativo local de transporte público. É bom sempre se informar sobre ele e fazer o download. 

4 – Descansar também é importante

Nós sabemos o quão ansioso você estará nos primeiros dias do seu intercâmbio para explorar e conhecer todos os detalhes do país que você acabou de chegar, mas é muito importante que você aproveite os primeiros dias para descansar e se preparar para o seu primeiro dia de aula

Como nós mencionamos logo acima, momentos para descobrir a sua nova cidade não irão faltar, tenha calma, pois tudo terá o seu devido tempo. 

5 – Seja pontual

Existe um ditado que diz que quem chega no horário, já está atrasado!

Dito isso, é desejável que no seu primeiro dia de aula, você se programe para chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário previsto para o início da sua aula. 

É importante não se esquecer de levar a sua carta de matrícula e o passaporte, pois são dois dos documentos que serão solicitados na recepção da escola assim que você chegar. 

No primeiro dia de aula você irá receber instruções sobre o funcionamento da escola, os ambientes, horário de aula e etc. Para aqueles que vão fazer um curso de inglês será aplicado um teste de nivelamento para que a escola identifique qual será a sua sala. 

O teste irá avaliar o seu conhecimento em gramática, vocabulário, leitura, escrita, escuta e conversação. Após o exame você será encaminhado para a sua sala para ser apresentado ao professor e conhecer os seus colegas. 

Caberá ao professor explicar a metodologia de ensino, como vai funcionar cada aula, falar a respeito dos materiais utilizados em sala, explicar os horários de intervalo, e toda a rotina do curso e da escola.

6 – O primeiro dia de Aula

Ainda no primeiro dia de aula você vai conhecer todas as dependências da escola, incluindo a cozinha ou refeitório onde os estudantes fazem as refeições.

A grande maioria das escolas oferece geladeiras para os estudantes deixarem suas marmitas, e microondas para esquentá-las.

Grande parte dos estudantes opta por cozinhar em casa e levar a refeição para a escola, pois essa é uma ótima forma de economizar e ter uma alimentação mais saudável.

Os refeitórios das escolas geralmente também tem amplas áreas com mesas e cadeiras para os estudantes se sentarem e realizarem as refeições confortavelmente, e também para que possam socializar durante os intervalos das aulas.

Esses intervalos podem variar conforme a carga horária de cada curso. Mas geralmente variam de 2 e 3 intervalos por dia de aula.

Se no primeiro dia de aula você ainda ficar com alguma dúvida a respeito das aulas ou do funcionamento da escola, converse com seu professor ou algum funcionário da recepção ou do time de suporte aos estudantes.

Não só no primeiro dia, mas durante todo o decorrer do curso eles estarão sempre à disposição para te ajudar com qualquer coisa que precise.

E mesmo que seu inglês seja básico ou praticamente nulo, não fique com receio de se comunicar com o pessoal da escola, pois eles estão acostumados a lidar com estudantes dos mais diversos níveis de inglês. 

7 – Não tenha vergonha de errar! 

Normalizar o erro é importante. Você vai se perder, vai cometer uma gafe no idioma ou se atrasar para um compromisso porque pegou o ônibus errado. Isso é absolutamente normal. Todas as pessoas erram, por isso seja gentil com você mesmo. 

Quando você errar, peça desculpas, mantenha a calma, comece de novo. O erro é fundamental em todo aprendizado além de gerar histórias bem engraçadas para você contar depois. 

A escola é o lugar perfeito para errar. Levante a mão, pergunte. Isso irá enriquecer a aula tanto para você quanto para os seus colegas e irá impulsionar o seu aprendizado

Se envolva com tudo o que o seu curso oferece. Vá aos passeios, faça as atividades extra propostas, pois quanto maior for o seu envolvimento, mais você irá desenvolver o idioma e as relações com as outras pessoas no seu intercâmbio

8 – O intercâmbio começa agora

É isso mesmo! O seu intercâmbio começa no planejamento da sua viagem. Por isso, é tão importante que você planeje tudo com calma, pois em cada detalhe está um pedaço importante da sua experiência. Curta isso e aproveite.

Visite virtualmente lugares, faça listas, comece a aproveitar a sua viagem ainda no Brasil e quando você embarcar você já estará vivendo toda essa experiência

Viu quanta coisa rica você aprendeu nesse blog post?

A ansiedade irá bater, mas com essas informações você vai descobrir como gerenciar melhor esse frio na barriga e que essa será uma jornada incrível de aprendizado, descobertas, desafios e também muita diversão.

É uma experiência única que você vai levar pro resto da vida! 

Se você gostou das nossas dicas então compartilhe com os seus amigos para que eles também possam aprender um pouco mais sobre intercâmbio e não se esqueça de se inscrever logo abaixo na nossa newsletter para receber mais textos como esse diretamente no seu e-mail. 

    Receba dicas exclusivas para planejar o seu intercâmbio!

    Powered by Rock Convert
    Você também pode gostar

    Deixe um comentário