Por que investir em estágio no exterior? Conheça 6 vantagens!
Guia de Planejamento IntercâmbioPowered by Rock Convert

Realizar um estágio no exterior é extremamente relevante para o profissional no início de carreira, visto que a experiência adquirida e o aperfeiçoamento de um novo idioma são diferenciais competitivos que aumentam o destaque do currículo e podem ser decisivos para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Pensando nisso, reunimos nesse artigo as 6 vantagens que só esse tipo de experiência pode trazer para a sua vida profissional e pessoal. Confira!

1. Experiência linguística

O aperfeiçoamento do idioma é a primeira vantagem que vem à cabeça de quem deseja em realizar um estágio no exterior. Se essa é a sua principal motivação, saiba que está coberto de razão! Afinal, vivendo em outro país, terá convivência diária com a língua oficial do local escolhido.

Na maior parte do mundo, o inglês é um dos idiomas falados, de modo que, ao aumentar sua fluência, você expandirá o seu mercado profissional. Como as bases dessa língua são diferentes da nossa, o aperfeiçoamento se torna mais proveitoso ao ouvir nativos falando 24 horas por dia, sendo um conhecimento que nenhuma escola de idioma pode oferecer.

Outra situação comum quando se trata de idiomas: o domínio de uma nova língua desperta o interesse em conhecer várias outras. Sendo assim, o seu estágio internacional poderá ser o ponto de partida para que se torne um verdadeiro poliglota no futuro.

2. Networking internacional

Conhecer novas pessoas é sempre uma experiência valiosa, ainda mais quando entramos em contato com indivíduos que estão fora do nosso círculo social.

O networking internacional é importante porque permite além de adicionar novas pessoas à sua lista de contatos, interagir com outras culturas e captar seus bons hábitos que podem ser aplicados na vida profissional.

O segredo é deixar a timidez de lado e aproveitar ao máximo o tempo de intercâmbio para interagir com os mais diversos grupos sociais, tanto nativos quanto brasileiros que moram no exterior.

Enquanto aqui no Brasil as feiras, exposições e eventos de setores específicos são a maior fonte de networking, em outros países isso é ainda mais corriqueiro e acontece em diversas outras ocasiões!

Essa é uma vantagem para conhecer novas pessoas, visto que, ainda que você frequente poucos eventos durante a viagem, o próprio ambiente na empresa é suficiente para se aproximar dos colegas de trabalho, criando laços e mantendo boas relações que perdurem mesmo após o término do seu estágio.

3. Conhecimento cultural

Ao estagiar em outro país, você conviverá com uma nova cultura, agregando conhecimentos ao seu repertório pessoal e profissional.

No que remete à carreira, você terá a oportunidade de aprender o modelo de gestão de outras empresas, levando consigo uma visão adicional àquelas conhecidas no Brasil.

Atividades corporativas como trâmites legais, planejamentos, execução de processos e tomada de decisões podem ser observados durante o estágio para que, ao voltar para o mercado de trabalho local, você possa contribuir com sua experiência adquirida internacionalmente.

Mas não se limite à carreira: aproveite o tempo fora do trabalho para adicionar conhecimento de vida. Visite locais como bares, restaurantes, bibliotecas e pontos turísticos, e também se dedique à conhecer a história local. Tudo isso ampliará sua visão de mundo, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, atributo tão valioso hoje em dia.

4. Autoconhecimento

Falando em desenvolvimento pessoal, vale lembrar que o autoconhecimento é uma das maiores vantagens de morar fora do país. Ele será adquirido através de tudo que já foi discutido até este ponto, fazendo parte da sua rotina durante o estágio no exterior.

Por mais que você tenha lido livros ou conversado com pessoas que já realizaram esse sonho, a prática é completamente diferente. Ficar longe da família, dos amigos de infância, dos seus “portos seguros” será um desafio diário que, em um primeiro momento, pode parecer estranho e difícil, mas contribuirá com seu processo de desenvolvimento. Esse novo cenário fará com que você explore ao máximo as suas habilidades, superando os obstáculos de uma maneira única.

Além de se conhecer melhor como pessoa, você desenvolverá virtudes que serão determinantes para o seu sucesso profissional.

5. Diferenciação no mercado de trabalho

Hoje, o acesso à formação superior está mais simplificado do que antigamente. Com isso, a concorrência no mercado de trabalho vem crescendo e se tornando mais nivelada, de modo que adicionar uma experiência internacional no currículo pode deixa-lo muito mais atrativo aos olhos dos gestores e recrutadores.

Em muitos processos seletivos, experiência fora do país é desejável. Todavia, é mais comum que as pessoas apenas estudem durante o intercâmbio. Quando existe a vivência no mercado de trabalho internacional, como no caso dos estágios no exterior, o peso no currículo é ainda maior.

Com a política de redução de custos sendo uma realidade atual, as grandes corporações buscam cada vez mais por profissionais que tragam novas visões para manter a máquina funcionando com eficiência, qualidade e sem extrapolar os recursos financeiros.

6. Novas perspectivas

Quando terminar o seu estágio e retornar ao Brasil, suas perspectivas de vida serão outras. Como falado ao longo do texto, estagiar no exterior é uma experiência única que agrega inúmeros conhecimentos para a pessoa que o realiza.

Todas as situações, desde as mais básicas — como pedir comida — até as mais complexas — como ajudar a resolver um grande problema na empresa — serão úteis para adicionar valores e conceitos em sua vida.

Enfim, um estágio no exterior só tem a contribuir com seu futuro pessoal e profissional nos mais diversos aspectos.

Se você está pensando em realizar um estágio no exterior e deseja extrair todas as vantagens dessa experiência, é importante realizar uma preparação prévia, de modo que não corra riscos e siga corretamente todos os procedimentos legais.

Para isso, nada melhor do que encontrar uma boa agência de intercâmbio. É ela quem facilitará todo o processo para você, desde as solicitações burocráticas até a escolha da moradia e do estágio, além de funcionar como um ponto de apoio durante seu período fora do país.

Quer contar com uma agência especializada e que presta todo o suporte necessário no planejamento de intercâmbio? Entre em contato conosco e comece a planejar sua viagem!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This