Vai para a Irlanda? Veja o que considerar ao comprar a sua passagem!
Está pensando em fazer um intercâmbio para a Irlanda? Escolher esse país lindo e tranquilo como destino parece uma ótima ideia. No entanto, a viagem de avião pode gerar um alto custo. Mas quem disse que você precisa sacrificar o sonho de morar no país por causa do preço da passagem aérea?
Neste texto, listamos alguns fatores que você deve saber antes de escolher a companhia aérea na Irlanda, adquirir o bilhete e embarcar para o seu intercâmbio. Confira!
Opções de companhias aéreas para Irlanda
Existem várias empresas que saem do Brasil — do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ou do Galeão, no Rio de Janeiro — com destino a Dublin. Geralmente, as companhias europeias oferecem voos com as melhores tarifas e duração.
Portanto, vale a pena verificar as opções dessas empresas. A seguir, vamos detalhar cada uma delas, a fim de que você faça a melhor escolha. Veja!
Lufthansa
A Lufthansa é uma companhia alemã fundada em 1926 e está entre as maiores do mundo. As conexões do voo, geralmente, são feitas em Frankfurt e oferecem serviço de bordo e tela de entretenimento, sendo bem avaliada pela clientela.
Por ter um extenso número de voos, possibilita que você encontre passagens com preços vantajosos, tornando a sua viagem financeiramente viável.
O único aspecto contra é o fato de que, no trajeto Brasil-Irlanda, a Alemanha está fora da rota mais rápida. Todavia, a distância não é tão grande a ponto de representar um sacrifício. Confira os voos oferecidos pela companhia e veja qual melhor atende seus interesses.
Iberia
Com uma rota mais alinhada no percurso Brasil-Irlanda, está a companhia espanhola Iberia. Fundada em 1927 e com sólida atuação no mercado, oferece voos diversos com conexões em Madrid e Barcelona, sendo a primeira opção a mais comum nas viagens oferecidas pela companhia.
Conta com serviço de bordo e telas de entretenimento. Tem sido a opção de muitos brasileiros que vão para a Irlanda.
KLM
A KLM, uma das mais tradicionais companhias aéreas do mundo, já que foi fundada em 1919, surgiu na Holanda e é conhecida pelo bons serviços e atendimento prestado. As conexões, geralmente, são em Amsterdam, e oferece viagens para Cork e Dublin.
O kit de viagem, os pacotes promocionais e as demais ações que a KLM oferece tem feito dela uma das preferidas dos brasileiros. Certamente, vale a pena pesquisar os voos oferecidos e encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades.
British Airways
A British Airways foi fundada em 1974 e oferece uma extensa quantidade de voos com viagens para as cidades de Dublin, Cork e Shannon, com conexão em Londres. Conta com ótimo serviço de bordo, tela de entretenimento e kit de viagem.
Devido à variedade de voos, torna-se uma boa companhia para pesquisa da compra do bilhete, já que há mais opções e chances de encontrar bons preços. Pense nisso!
Air France
A Air France oferece voos saindo de mais 35 cidades brasileiras, sendo uma opção bastante usada por essa razão. Fundada em 1997 e já sendo a maior companhia francesa, também conta com bom serviço de bordo e todo o conforto de que o passageiro precisa.
Pela comodidade das opções oferecidas em solo nacional, pode ser uma excelente opção. Verifique se ela sai de sua cidade e aproveite para ver se tem um voo que seja do seu interesse.
Swiss
A Swiss foi fundada na Suíça em 2002 e tem voos para as cidades de Cork e Dublin. As conexões são em Zurique, na Alemanha, e o serviço prestado é de qualidade, sendo uma opção utilizada por diversos brasileiros.
Novamente, o único aspecto não tão favorável é a rota, já que a Alemanha está mais próxima da porção leste da Europa do que a Irlanda, localizada bem ao Oeste. Todavia, a distância não é longa, sendo algo fácil de lidar.
Também há voos por empresas dos Estados Unidos, Canadá e até Turquia. Mas lembre-se de que, se houver escala nos EUA, será exigido visto de entrada no país, o que pode significar um gasto a mais.
Qualidade das companhias aéreas na Irlanda
Alguns sites, como Skyscanner e Momondo, comparam preços de passagens aéreas. Já o Decolar.com traz também a classificação das companhias, de acordo com a opinião de usuários. Veja a avaliação das empresas europeias:
- excelente: Lufthansa e KLM;
- muito bom: British, Swiss e Air France;
- bom: Iberia.
Tempo de viagem
Para saber o tempo total da viagem, é preciso estar ciente de que as escalas influenciam a duração. Isso porque quanto mais paradas houver, mais demorada será a rota. O tempo médio de um voo até a Irlanda, com apenas uma escala, costuma ser de 15 horas. Com mais de uma, pode demorar 23, 35 ou mais horas.
A vantagem dos voos longos é que eles costumam ser mais baratos. No entanto, são mais cansativos. Mas é possível aproveitar as escalas fora do aeroporto, se você está procurando economizar e os preços estiverem interessantes.
Se a pausa durar 24 horas ou mais, você pode reservar uma hospedagem na cidade em que parar. Dessa forma, você consegue descansar um pouco e até passear pelo local.
Possíveis conexões e escalas
Nenhuma companhia aérea na Irlanda tem voo direto para lá. Portanto, sempre haverá escala ou conexão no país de origem da empresa. Se for a Air France, será em Paris. Já a KLM fará escala ou conexão em Amsterdã.
A LATAM e a Gol também oferecem voos para Dublin, partindo de cidades brasileiras e com paradas dentro do país. O trecho internacional será em parceria com outra companhia. Por isso haverá outra parada, na Europa, antes de prosseguir até o destino.
Dessa forma, se você sair de Brasília pela Gol ou LATAM, provavelmente vai parar no Rio ou em São Paulo, de onde partirá até a Europa, com parada na cidade-sede da companhia parceira. Dessa cidade, finalmente, irá para Dublin.
É importante diferenciar o tipo de parada: em uma escala, não se troca de aeronave. Já em uma conexão, a mudança é necessária. Nesse segundo caso, basta seguir a orientação dos comissários e agentes da companhia. Também é importante procurar saber a respeito da bagagem, já que em algumas situações é preciso pegá-la em conexões.
Preço médio de uma passagem
Em uma pesquisa, o site Momondo identificou que a passagem comprada 56 dias antes da partida pode ter tarifas mais baixas. Seguindo essa orientação, simulamos uma viagem com um mês de duração, saindo de São Paulo.
Os preços encontrados nos buscadores variam entre R$3.500,00 e R$3.800,00 para os voos mais recomendados, ou seja, aqueles cujo valor é mais baixo, com uma duração não muito longa.
Economia na hora de comprar passagem para Irlanda
Muitas vezes, o preço da passagem aérea acaba influenciando a escolha do país em que se quer fazer um intercâmbio. Para que você não precise pesar a sua decisão de morar na Irlanda, listamos algumas dicas de como economizar na hora de comprar a sua passagem.
Compre com antecedência
Como a pesquisa do Momondo identificou, as passagens mais baratas podem ser compradas, em média, dois meses antes da viagem. Mas fique atento, pois a antecedência ideal varia conforme a época do ano (alta ou baixa temporada).
Escolha o dia certo
Se você não tem obrigação de chegar em determinado dia no destino, prefira viajar na terça-feira. É a data mais barata da semana para voar. Viajar aos finais de semana costuma ser mais caro.
Saiba a hora de viajar
Se você procurar passagens para voos que saem muito cedo, na hora do almoço ou tarde da noite, os preços compensam mais. Isso porque as tarifas variam de acordo com a procura.
Procure os melhores meses para comprar passagem para Irlanda
Fevereiro e março são os melhores meses para fazer o trecho São Paulo-Dublin, enquanto dezembro e janeiro são os mais caros. Se você escolher o segundo ou o terceiro mês do ano para viajar, sua passagem pode acabar saindo mais em conta.
Olhe sites e aplicativos de busca
Hoje em dia, existem muitas opções de sites e aplicativos de buscas. Os mais conhecidos são Skyscanner, Google Flights e Voopter, mas você pode procurar em outros também.
Algumas vezes, esses sites direcionam a outros, que cobram uma taxa adicional ao preço da passagem. Então, tenha bastante atenção na hora de fechar a compra.
Informe-se sobre a tarifa de estudante
Por fim, estudantes com menos de 35 anos, cujo curso no exterior dure mais de duas semanas, podem tentar uma tarifa especial.
A tarifa de estudante nem sempre compensa financeiramente, mas pode ser uma boa para conseguir flexibilidade na data de retorno. Caso você tenha que ficar mais tempo no país, consegue trocar a volta sem pagar taxa.
Essa tarifa, geralmente, só é oferecida por agências de intercâmbio. Mas pela Air France e pela KLM é possível adquirir a passagem de estudante por meio do atendimento telefônico.
Problemas a serem evitados
Ao fazer uma viagem internacional, é preciso atenção a alguns pontos para evitar dores de cabeça. Confira nossas dicas!
Fique atento ao peso da bagagem
Tanto em voos domésticos quanto internacionais, existe um limite máximo de bagagem permitido por pessoa. Esse valor varia de 23 quilos a 32 quilos entre as companhias aéreas.
Normalmente, são permitidas duas bagagens com o peso máximo despachadas, mais uma bagagem de mão. Na hora da compra da passagem, é possível verificar esses detalhes e escolher a opção que melhor atenda você.
Lembre-se de levar todos os documentos
Ao viajar para qualquer lugar, é preciso ter um documento de identidade aceito com foto. Além disso, para entrar na Irlanda, é necessário possuir a seguinte documentação:
- comprovante de hospedagem;
- seguro de saúde;
- comprovação financeira;
- passaporte válido por, no mínimo, seis meses após a data que sair da Irlanda.
Faça o check-in com antecedência
Normalmente, as companhias aéreas abrem o check-in online 72 horas antes do voo e, no balcão do aeroporto, de quatro a duas horas de antecedência da decolagem. Se você optar por fazer o check-in no aeroporto, chegue com antecedência para evitar imprevistos, como filas enormes.
Além disso, na hora de embarcar no avião, opte por enfrentar aquela fila que muita gente tem preguiça de entrar. Isso porque, caso você chegue por último e não tenha mais espaço para a sua mala de mão, ela será obrigatoriamente despachada.
Saiba seus direitos de passageiro
Ninguém está livre de enfrentar problemas, como atrasos ou cancelamentos de voos. Por isso, procure saber quais são as obrigações das companhias nesses casos.
A legislação varia de país para país. No Brasil, por exemplo, as empresas devem fornecer alimentação em caso de atrasos de mais de duas horas. Se o atraso passar de quatro horas ou o voo for cancelado, o passageiro tem direito a reembolso ou remarcação sem custos.
Planejamento para uma viagem evita dores de cabeça e ainda pode ajudar a economizar dinheiro, o que acaba tornando tudo mais prazeroso. Então, o melhor conselho que podemos dar é: olhe tudo antes e com calma.
Gostou das dicas para comprar passagem e descobrir as melhores companhias aéreas para Irlanda? Então, cadastre-se gratuitamente e receba mais atualizações sobre viagens e intercâmbio, diretamente na sua caixa de e-mails.
Artigos Relacionados
0 Comentários