Como convencer seus pais a fazer intercâmbio: tudo o que você precisa saber!
Morar sozinho no exterior é uma experiência engrandecedora, capaz de transformar totalmente a forma como vemos o mundo. No entanto, viver sozinho em um lugar desconhecido também é uma grande responsabilidade e é por isso que se torna importante saber como convencer seus pais a fazer intercâmbio, já que essa ideia pode não ser tão interessante para eles.
Principalmente para quem nunca esteve longe da supervisão dos pais, a distância pode parecer assustadora e o instinto protetor acaba falando mais alto. Ainda assim, viver em outro país é uma experiência única e vale a pena insistir para correr atrás desse sonho.
Se você sonha em fazer intercâmbio, mas sabe que os seus pais serão resistentes a esse objetivo, continue lendo este artigo. Vamos listar algumas dicas que vão ajudar você a convencê-los!
Prepare-se para apresentar a ideia
Antes de conversar com seus pais, faça seu dever de casa: mesmo que você ainda não tenha escolhido seu destino, o ideal é ter o máximo de respostas preparadas para as perguntas que podem surgir.
Pense no tempo que pretende ficar fora e nas escolas que despertam seu interesse. Se já tiver algum país em mente, pesquise sobre o custo de vida, sobre a cultura e, principalmente, sobre a segurança. Assim, você demonstra que realmente pensou com cuidado e que não está fazendo nenhum pedido impensado ou agindo por impulsividade.
Mostre que você tem maturidade
De nada adianta afirmar várias vezes que está preparado para assumir todas as responsabilidades que um intercâmbio exige se você não demonstrar isso dentro de casa. Mostre para os seus pais que você sabe lidar com seus próprios problemas, mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia. Veja algumas dicas:
- cumpra com seus compromissos dentro do prazo, sejam tarefas de casa, da escola ou faculdade;
- honre suas promessas;
- respeite horários;
- dê satisfações quando sair de casa;
- evite discussões desnecessárias;
- seja proativo.
Maturidade é algo que se adquire com o tempo, mas se você demonstrar que pode assumir responsabilidades, seus pais certamente terão mais confiança para permitir que você viaje sozinho.
Prove que é bom de economia
Se você trabalha ou recebe mesada, aprenda a administrar seu dinheiro da forma correta. Então, priorize as despesas necessárias e evite gastos superficiais. Além de conseguir guardar algum dinheiro para aproveitar mais durante o intercâmbio, você mostrará para seus pais que sabe controlar suas finanças.
Para ajudar nessa tarefa, o ideal é planejar seus gastos mensalmente, controlando o dinheiro que você recebe e distribuindo por ordem de prioridade. Assim você terá noção do que pode e do que não pode gastar para não estourar seu orçamento. Quando estiver no intercâmbio, essa habilidade será muito útil!
Mencione os benefícios pessoais
Na hora de conversar com seus pais, destaque as vantagens pessoais que um intercâmbio pode trazer. Você pode falar, por exemplo, sobre a oportunidade de ter contato com culturas diferentes, aprender a respeitar o espaço dos outros e ser mais tolerante.
Além disso, destaque o aprendizado que terá ao morar com pessoas diferentes, cuidar das suas tarefas domésticas e administrar assuntos simples da rotina de uma casa.
Destaque o crescimento profissional
Além dos benefícios pessoais, um intercâmbio soma muitos pontos para o currículo, independentemente da profissão. Isso porque os aprendizados adquiridos por quem vive sozinho em um país estrangeiro já são bem conhecidos e muito relevantes.
Além disso, você pode optar por um curso que ajude você a crescer profissionalmente. Existem diversas escolas muito conhecidas e que, devido ao seu renome, podem pesar no currículo, mesmo que você pretenda fazer apenas um curso de idioma.
Outra opção é fazer cursos que tenham relação com os seus estudos, já que existem escolas que oferecem, por exemplo, aulas de marketing, empreendedorismo e fotografia. Se somados ao currículo, esses cursos certamente vão diferenciar você de outros concorrentes na busca por um emprego no Brasil.
Além disso, existem intercambistas que preferem estudar e trabalhar ao mesmo tempo, o que vai agregar não só ao currículo como também para a vida. Isso porque essa experiência vai tirar você da zona de conforto, trazendo amadurecimento, característica que certamente os seus pais esperam que seja adquirida eventualmente.
Ressalte os ganhos com a maturidade
Falando em maturidade, saiba que um intercâmbio tem tudo para tornar você uma pessoa mais prudente e responsável, ou seja, mais madura. Quando moramos na mesma casa que os nossos pais, é comum ficarmos habituados a não termos grandes responsabilidades, como o pagamento de contas de luz, água, telefone, alimentos, internet e por aí vai.
Além disso, sempre existe a roupa lavada e a comida pronta, mas no intercâmbio tudo isso muda. Até porque quem deve se encarregar de todas as tarefas somos nós. Então, não haverá ninguém que faça as suas atividades por você, o que pode ser bem trabalhoso no início, mas trará um ganho pessoal imenso.
Afinal, o único responsável por sua vida será você, por isso não tem como esperar que os pais resolvam os seus problemas. Todos esses eventos contribuem para a formação da maturidade e, ao retornar ao Brasil, dificilmente você continuará sendo um filho dependente.
Apresente segurança
É inevitável que os seus pais fiquem apavorados com a ideia de não poder fornecer segurança a você por causa da distância. Dessa forma, é importante mostrar a eles que o país de destino é seguro. Para isso, vale até buscar pesquisas sobre o assunto.
Em relação à escola, mostre que ela é devidamente credenciada e apresente os prêmios que ela já ganhou, caso existam. Quanto à hospedagem, se você optar por casa de família, explique como o processo de seleção é feito e por que as famílias são recomendadas.
Se preferir residência estudantil, fale como funciona, ou seja, se você vai dormir em quarto separado ou compartilhado, quantas pessoas ficarão na casa, quais cômodos existem e as regras de convivência. Mostre o porquê da sua decisão e argumente a favor dela.
Caso seja possível, pesquise vídeos, imagens e depoimentos de pessoas que já estudaram na escola e se hospedaram do modo que você optou. Além disso, é importante também explicar a sua escolha de agência de intercâmbio e como ela vai auxiliar em todo o processo, inclusive enquanto você estiver viajando.
Assim, certamente os seus pais ficarão aliviados em saber que você não está completamente sozinho e pode ficar seguro mesmo sem eles.
Demonstre comprometimento
Saiba que, no momento de falar aos seus pais que deseja fazer um intercâmbio, você precisa adotar uma nova postura. Isso significa agir de modo menos infantil, imaturo e se mostrar como uma pessoa comprometida com o seu objetivo.
Para isso, é importante não deixar tudo nas mãos deles. Ou seja, esperar que eles banquem todo o intercâmbio sem que você precise se esforçar. Dessa forma, mostre que você tem foco e está tentando economizar. Assim, eles inclusive terão prazer em ajudar na conquista desse sonho.
Mostre a importância de ser fluente numa língua estrangeira
Suponhamos que os seus pais tenham pago um curso de inglês e, com isso, já acreditem ser suficiente para que você tenha conhecimento na língua. Para mudar essa crença na cabeça deles, explique que, por mais que o curso ofereça uma importante base sobre um outro idioma, ele não é tão completo quanto ficar imerso num país que fala aquela língua.
Atualmente, diversos empregos exigem que os seus empregados sejam fluentes em uma segunda língua, geralmente o inglês. Afinal, existem funções que lidam diretamente com organizações e profissionais de outros países. Então, ter a fluência no idioma abre um novo mundo de oportunidades no mercado de trabalho.
Caso acredite que essas informações ainda não são suficientes para saber como convencer seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio, utilize pesquisas com dados confiáveis sobre o assunto, indicando também quais são os ganhos para o desenvolvimento pessoal possibilitados pela fluência em outra língua.
Explique que vai ser uma experiência única na sua vida
O intercâmbio é uma experiência incrível que, infelizmente, nem todos ainda podem usufruir, mas caso você possa, é fundamental mostrar aos seus pais que não será possível ter uma vivência como essa sem saber na pele o que é ser um intercambista.
Por isso, você deve mostrar que não encara essa aventura como uma simples férias ou temporada no exterior, mas como uma chance de fazer algo grandioso e completo novo na sua vida. Sendo assim, explique que os benefícios conquistados durante esse tempo fora se transformarão em ganhos para sempre.
Fale sobre as condições de pagamento
Como o dinheiro pode ser uma questão decisiva para a adesão ou não dos seus pais à ideia do seu intercâmbio, explique para eles as condições de pagamento. Por exemplo, existem agências que fazem descontos bastante especiais à vista, enquanto outras permitem o pagamento em várias parcelas, desde que sejam quitadas até a data do embarque do intercambista.
Assim, você mostra que, para realizar esse sonho, os seus pais não precisam se endividar, já que existem diferentes condições de acordo com cada intercambista.
Apresente aos seus pais pessoas que já passaram por essa experiência
Para ajudar a convencer seus pais a fazer intercâmbio, nada melhor do que apresentar a eles pessoas que já passaram pela experiência. Por isso, procure amigos que possam contar boas histórias e mostrar que as vantagens superam os desafios. Isso pode dar mais credibilidade ao seu objetivo.
Se não encontrar ninguém conhecido que possa ajudar, procure vídeos com depoimentos de pessoas da sua idade ou, em último caso, conte você mesmo as histórias que conhece. Afinal, experiências alheias vão auxiliá-los a saber o que esperar do seu intercâmbio.
Reforce que a tecnologia pode ajudar na distância
Mesmo com todos os benefícios listados, não dá para negar que a distância de casa será difícil, principalmente para quem nunca ficou longe dos pais. No entanto, isso não deve ser visto necessariamente como um problema — é justamente o fato de estar longe de casa que torna o intercâmbio uma experiência tão engrandecedora e também desafiadora.
Para lidar com a distância e com a saudade de casa, a tecnologia é uma grande aliada. Mostre para seus pais que você ficará em contato constante com eles e que poderão ter notícias suas sempre que quiserem. Fotos, mensagens, ligações e chamadas de vídeo certamente tornarão a distância um pouco mais curta.
Mostre as vantagens que eles terão
Até aqui, você aprendeu principalmente como convencer seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio ao focar nos seus benefícios pessoais, mas eles também podem ganhar muito com isso.
Afinal, passar um período sem você em casa permitirá que os seus pais possam vivenciar melhor a vida a dois, aproveitando mais o tempo livre e fazendo atividades novas. Dessa forma, essas férias sem o filho podem ser bastante proveitosas!
Ouça o que eles têm a dizer
Saber ouvir a opinião dos seus pais, mesmo que ela seja diferente da sua, é uma grande demonstração de maturidade. Ao expor seu ponto de vista, ouça com atenção o que eles têm a dizer sobre o assunto. Dessa forma, você consegue entender melhor o que eles temem e pode demonstrar com ainda mais facilidade que entende os desafios, mas acredita que a experiência vai valer a pena.
De nada adianta ficar fazendo listas e mais listas com todas as razões pelas quais eles devem deixar que você vá para o intercâmbio se não souber ouvir o suficiente para buscar o argumento correto. E, é claro, você vai precisar saber quais são os pontos negativos se quiser estar realmente preparado para viajar.
Todo esse processo pode durar certo tempo, então, se um intercâmbio é realmente o que você quer, não desanime se demorar mais do que você imaginava. Corrija seus erros com determinação e persistência e em algum momento todos concordarão que você está realmente preparado.
Quando a hora certa chegar, basta apresentar a ideia da forma correta para saber como convencer seus pais a deixarem você fazer um intercâmbio. Enquanto o momento não chega, aproveite cada “não” para entender o que você precisa melhorar para dar esse grande passo.
Depois de todas essas dicas sobre como convencer seus pais a fazer intercâmbio, que tal já começar a pesquisar um pouco mais sobre o assunto? Confira nosso texto e entenda qual o nível de inglês necessário para fazer um intercâmbio!
Artigos Relacionados
0 Comentários