Transporte no Canadá: entenda como funciona

Você sabe como funciona o transporte no Canadá? Além de ser bem diferente do brasileiro, ele é conhecido por ser organizado, limpo e eficiente. Por sua praticidade e segurança, é um meio de locomoção utilizado diariamente por vários cidadãos do país, independentemente de seu perfil.

Por isso, esqueça o aluguel de carros! Se você pretende realizar um intercâmbio em terras canadenses, o sistema de transporte público de lá é uma opção superbacana — e bastante econômica — para curtir as cidades do país.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler esse conteúdo até o final!

Veja como funciona o transporte no Canadá

Explorar o Canadá sem desembolsar muita grana é mais fácil do que você imagina. Afinal, as principais cidades do país contam com um sistema de mobilidade urbana integrado e funcional. A seguir, você conhece alguns detalhes sobre os meios de transportes públicos oferecidos. Acompanhe!

  • ônibus: confortáveis e rápidos, cobrem praticamente todo o território do país;
  • metrô: o sistema dos metrôs está interligado aos ônibus, o que facilita a locomoção pelas cidades;
  • streetcar: é uma espécie de bonde que circula entre as ruas da cidade e que está interligado com as linhas do metrô;
  • trem: é bastante seguro, percorre todo o Canadá e é utilizado para cruzar grandes distâncias;
  • SeaBus: é uma balsa que liga Vancouver à costa norte da região metropolitana.

Confira os preços e formas de pagamento

Como dissemos, o sistema de mobilidade urbana do Canadá é integrado. Na populosa Toronto, por exemplo, onde o transporte público é administrado pela empresa TTC (Toronto Transit Commission), é possível utilizar o ônibus, o metrô e o streetcar pagando apenas um único valor.

A tarifa unitária custa CAD$3,25 para adultos e CAD$2,10 para estudantes e idosos com mais de 65 anos. As crianças menores de 12 anos não pagam passagens. Existem ainda passes para quem pretende utilizar várias vezes os transportes de Toronto. Veja quais são abaixo!

  • Token: é uma moedinha que deve ser depositada nas catracas do metrô e que dá acesso às estações. É possível comprar, no mínimo, três unidades por CAD$9;
  • DayPass: é um passe diário que pode ser utilizado de forma ilimitada durante um dia. O valor é CAD$12,50;
  • Weekly Pass: válido durante uma semana, custa CAD$43,75, sendo CAD$34,75 para estudantes e idosos;
  • Monthly Pass: é um cartão que custa CAD$146,25 para adultos e CAD$116,75 para estudantes e idosos. Pode ser utilizado diversas vezes durante um mês;
  • PRESTO: é um tipo de cartão pré-pago que substitui as tarifas supracitadas e que se assemelha ao bilhete único do Brasil. Ele custa CAD$6 e é preciso carregá-lo com pelo menos CAD$10.

É importante salientar que cada região dispõe de um meio de locomoção diferente e com valores distintos. Antes de mais nada, recomendamos que você verifique quais transportes são oferecidos na cidade que visitará e busque com antecedência as informações necessárias para circular sem preocupações.

Conheça algumas curiosidades

Provavelmente você se surpreenderá com algumas particularidades do transporte no Canadá. Listamos algumas a seguir. Confira!

  • não é preciso dar sinal para que os ônibus parem — basta aguardar o veículo no ponto e o motorista abrirá a porta;
  • é possível levar pets em metrôs e ônibus em quase todas as cidades;
  • não há ninguém que cobre ou vigie os passageiros. No entanto, todos os ambientes são monitorados e quem burla o sistema paga multa.

Viu como o transporte no Canadá é uma alternativa incrível para aproveitar tranquilamente sua viagem pelo país? Como você pôde conferir, ela é vantajosa para cidadãos e turistas — além de ser uma ótima opção para quem quer poupar dólares canadenses!

E se você acredita que precisará de uma ajuda extra para adaptar-se em um novo país durante o intercâmbio, saiba que pode contar com o Life Coach! O profissional poderá auxiliar você com dicas incríveis para desenvolver seu potencial e tornar a sua experiência proveitosa e verdadeiramente inesquecível.

Gostou deste conteúdo? Aproveite a visita em nosso blog e saiba mais sobre como o Life Coach pode beneficiar a sua viagem no exterior!

 

Receba conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This