Transporte no Canadá: entenda como funciona
Você sabe como funciona o transporte no Canadá? Além de ser bem diferente do brasileiro, ele é conhecido por ser organizado, limpo e eficiente. Por sua praticidade e segurança, é um meio de locomoção utilizado diariamente por vários cidadãos do país, inclusive por estudantes e intercambistas brasileiros e de outras partes do mundo, independentemente de seu perfil.
Por isso, esqueça o aluguel de carros! Se você pretende realizar um intercâmbio em terras canadenses, o sistema de transporte público de lá é uma opção superbacana — e bastante econômica — para curtir as cidades do país. E, de quebra, você ainda tem a oportunidade de conhecer pontos importantes da cultura local.
Quer saber mais sobre o assunto? Ficou curioso para entender como um transporte público pode ser tão eficiente? Então não deixe de ler este conteúdo até o final!
Veja como funciona o transporte no Canadá
Explorar o Canadá sem desembolsar muita grana é mais fácil do que você imagina. Afinal, as principais cidades do país contam com um sistema de mobilidade urbana integrado e funcional. A seguir, você conhecerá alguns detalhes sobre os meios de transportes públicos oferecidos. Acompanhe!
- ônibus: confortáveis e rápidos, cobrem praticamente todo o território do país. Além disso, são conhecidos pela sua pontualidade e acessibilidade, já que contam com lugares reservados para cadeirantes. Todos os veículos também possuem ar condicionado;
- metrô: o sistema dos metrôs está interligado aos ônibus, o que facilita a locomoção pelas cidades. O metrô de Toronto, por exemplo, é referência para o mundo, e o intervalo entre os trens não passa de 5 minutos;
- streetcar: é uma espécie de bonde que circula entre as ruas da cidade e que está interligado com as linhas do metrô;
- trem: é bastante seguro, percorre todo o Canadá e é utilizado para cruzar grandes distâncias;
- SeaBus: é uma balsa que liga Vancouver à costa norte da região metropolitana.
Confira os preços e formas de pagamento
Como dissemos, o sistema de mobilidade urbana do Canadá é integrado. Na populosa Toronto, por exemplo, onde o transporte público é administrado pela empresa TTC (Toronto Transit Commission), é possível utilizar o ônibus, o metrô e o streetcar pagando apenas um único valor.
A tarifa unitária custa CAD$3,25 para adultos e CAD$2,10 para estudantes e idosos com mais de 65 anos. As crianças menores de 12 anos não pagam passagens. Existem, ainda, passes para quem pretende utilizar várias vezes os transportes de Toronto. Veja quais são abaixo!
- Token: é uma moedinha que deve ser depositada nas catracas do metrô e que dá acesso às estações. É possível comprar, no mínimo, três unidades por CAD$9. Cada Token permite fazer uma interligação com ônibus, sem pagar nada mais por isso;
- DayPass: é um passe diário que pode ser utilizado de forma ilimitada durante um dia. O valor é CAD$12,50. Aos sábados, domingos e feriados, existe a possibilidade de adquirir um cartão, por um preço um pouco maior, que pode ser utilizado por toda a família;
- Weekly Pass: válido durante uma semana, custa CAD$43,75, sendo CAD$34,75 para estudantes e idosos. Esse costuma ser o preferido dos turistas, que estão apenas de passagem pelas cidades locais;
- Monthly Pass: é um cartão que custa CAD$146,25 para adultos e CAD$116,75 para estudantes e idosos. Pode ser utilizado diversas vezes durante um mês. Esse modelo costuma ser o mais usado por estudantes e trabalhadores, pois representa vantagem para quem utiliza o transporte público diariamente;
- PRESTO: é um tipo de cartão pré-pago que substitui as tarifas supracitadas e que se assemelha ao bilhete único do Brasil. Ele custa CAD$6 e é preciso carregá-lo com pelo menos CAD$10.
É importante salientar que cada região dispõe de um meio de locomoção diferente e com valores distintos. Antes de mais nada, recomendamos que você verifique quais transportes são oferecidos na cidade que visitará e busque com antecedência as informações necessárias para circular sem preocupações.
Especiais por região
Em algumas províncias canadenses, o transporte público conta com certas peculiaridades. Vamos conhecê-las?
British Columbia
Nessa província, o transporte se organiza por zonas, seguindo o seguinte critério:
- Zona 1 – Vancouver;
- Zona 2 – North Vancouver, Richmond, New Westminster e Burnaby;
- Zona 3 – Port Mood, Pitt Meadows, Coquitlam e outros locais mais afastados.
O trajeto entre cidades por ônibus é bem comum nessa área, já que os veículos costumam ser confortáveis e organizados. Os ônibus também são interligados com o metrô e há ainda uma embarcação que vai de Vancouver a North Vancouver. Os ônibus locais param nos pontos com uma pontualidade excepcional, independentemente de haver ou não passageiros. Ao perder um veículo, basta enviar uma mensagem de texto para obter informações sobre o horário do próximo.
Quebec
Não há linha de metrô em Quebec. Todo o sistema de transporte local se baseia em ônibus e seus derivados. Os bilhetes têm validade mensal, semanal ou diária, mas não há cobradores, sendo necessário comprá-los por meios eletrônicos.
Ontário
A província é atendida por sistemas de ônibus e ferroviários. A pontualidade e a qualidade dos veículos também merece destaque no local. Para quem ainda assim prefere algo mais privado, vale um destaque para os serviços de aluguel de veículos e táxis.
Manitoba
Por se tratar de uma província relativamente pequena, existe uma única linha de ônibus que atua na região, mas ela atende muito bem a demanda do público local. Os equipamentos também não possuem cobradores, o que significa que os bilhetes devem ser comprados em máquinas, logo na entrada do transporte. Ainda assim, a opção de Transfer é possível, ou seja, você pode pagar um valor complementar para utilizar outro veículo no intervalo de 1h20.
Conheça algumas curiosidades do transporte público no Canadá
Provavelmente você se surpreenderá com as particularidades do transporte no Canadá. Listamos algumas a seguir. Confira!
- não é preciso dar sinal para que os ônibus parem — basta aguardar o veículo no ponto e o motorista abrirá a porta;
- é possível levar pets em metrôs e ônibus em quase todas as cidades;
- não há ninguém que cobre ou vigie os passageiros. No entanto, todos os ambientes são monitorados e quem burla o sistema paga multa. Além disso, existe toda uma questão cultural que faz com que o número de infratores seja bem irrelevante nesse sentido;
- você mesmo abre a porta do ônibus, empurrando-a. Uma luz verde se acende para indicar que ela está destravada;
- há um aplicativo de celular que permite que você acompanhe o horário dos ônibus e streetcars;
- você pode comprar Tokens em qualquer estação de metrô e eles saem mais baratos quando você compra mais de um;
- quando não houver cobrador para mostrar o seu transfer, aponte-o para as câmeras da cabine que farão a gravação.
Viu como o transporte no Canadá é uma alternativa incrível para aproveitar tranquilamente sua viagem pelo país? Como você pôde conferir, ela é vantajosa para cidadãos e turistas — além de ser uma ótima opção para quem quer economizar dólares canadenses!
E se você acha que precisará de uma ajuda extra para adaptar-se em um novo país durante o intercâmbio, saiba que pode contar com o Life Coach! O profissional poderá auxiliar você com dicas incríveis para desenvolver seu potencial e tornar a sua experiência proveitosa e verdadeiramente inesquecível.
Agora que você já sabe como funciona o transporte no Canadá, aproveite a visita em nosso blog e saiba mais sobre o intercâmbio no Canadá!
Artigos Relacionados
0 Comentários